[ 5 de novembro de 2024 by Horsky Security 0 Comments ]

Comissária explica por que não é obrigada a guardar a bagagem de mão dos passageiros no compartimento superior

Companhias aéreas e sindicatos apoiam essa prática

Você já se perguntou por que os comissários de bordo evitam ajudar a guardar a bagagem de mão dos passageiros? A questão foi respondida pela comissária Kat Kamalani, que revelou que as companhias aéreas recomendam aos funcionários que evitem carregar malas de passageiros para prevenir lesões.

Em um vídeo no TikTok, Kat compartilhou curiosidades sobre seus seis anos de experiência como comissária. “Muitos pensam que ajudar com a bagagem de mão faz parte do nosso trabalho, mas, na verdade, não é”, afirmou ela. “As companhias aéreas — na maioria dos casos — aconselham que não carreguemos as malas, pois isso pode causar várias lesões. E se nos machucarmos, isso nem é coberto pelo seguro”, explicou.

Lesões por esforço repetitivo (LER) podem afetar os músculos, tendões e nervos, tornando comum esse tipo de orientação. Nos Estados Unidos, a Associação de Comissários de Bordo Profissionais (APFA) também orienta seus membros a não carregarem bagagens pesadas de clientes.

No Brasil, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) reforça que a acomodação de bagagem dos passageiros não é responsabilidade dos comissários, já que essa função pode prejudicar a segurança operacional.

Kat ainda sugeriu que os passageiros façam um teste: “Se você não consegue levantar sua bagagem de mão acima da cabeça, escolha outra opção.” A alternativa é optar por uma bolsa menor, que caiba sob o assento.

O vídeo gerou repercussão entre viajantes e internautas ao redor do mundo. “Eu nunca peço ajuda porque os comissários sempre dizem que não”, comentou Kristine K. Outro internauta acrescentou: “Se está pesado a ponto de você não conseguir levantar, não deveria ser sua bagagem de mão.” Já Russel Groover opinou: “Um homem educado sempre ajuda, e eu sempre ajudo.”